De Gravata e Unha Vermelha : pela "desgenitalização" dos gêneros.

06:56

Sou do tipo que não suporta intolerâncias; passou um preconceito na minha frente e já estou “OPA, vem cá pra gente desconstruir isso!”. Se você também faz parte desse clubinho e respeita a beleza da diversidade, aqui vai a sugestão: entrou em cartaz no começo desse mês (maio), em São Paulo e no Rio de Janeiro, o documentário “De gravata e unha vermelha”, vencedor do Prêmio Félix do Festival de Cinema do Rio 2014. Nunca ouviu falar? Então dá uma olhadinha no trailer: 




O filme de Miriam Chnaiderman – que, além de diretora e roteirista, é psicanalista - traz entrevistas de figuras públicas (ou não) atuantes em diferentes áreas e que possuem um elo comum: não se encaixam na divisão binária de gêneros. São depoimentos de transgêneros, masculinos e femininos, homo ou heterossexuais, e pessoas que simplesmente se recusam a restringir seu modo de ser àquilo que possuem entre as pernas. “Transgressores” que reinventaram sexualidade, corpo e comportamento no intuito de seguirem seus próprios impulsos e desejos, e que se dane a normatividade imposta pela sociedade!

"Queria que o documentário tocasse o coração, que não fosse uma coisa do outro lado da vida à margem, que fosse uma questão de ser humano."

Segundo a diretora do longa, o filme entrou em cartaz no momento certo – “Ao mesmo tempo em que cada vez mais pessoas estão mais libertas do binário de gênero, existe também um recrudescimento do conservadorismo”. Com nomes como Dudu Bertholini, Laerte (uma entrevista sua foi a inspiração para a realização do documentário), Letícia Lanz, Rogéria, Ney Matogrosso, Candy Mel (faz uó ♥ )

 Ney Matogrosso conta como foi expressar sua liberdade em meio a forte repressão da ditadura militar.

Deu vontade de assistir? Quem tá em São Paulo pode conferir o longa na Reserva Cultural ou no Espaço Itaú de Cinema. A gente torce pra que o filme tenha alcance nacional, tamanha a importância da sua mensagem.



Espero que tenham gostado! E estamos aceitando sugestões também, viu?
Beijinhos ♥

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook